Moda nupcial

Vestidos de noiva com bolso: charme e história em 50 modelos

Por , em 26/06/19
Thaíza Nascimento
Vestidos de noiva com bolso: charme e história em  50 modelos
3 Comentar

Vestidos com bolso não são novidade no mundo fashion. Trata-se de uma moda que vai e volta a cada temporada e, mais recentemente, essa tendência chegou ao mundo nupcial. Saiba a história por trás desse elemento, e encante-se com uma galeria completa.

Nada no mundo da moda é por acaso. O contexto histórico de cada período sempre influenciou o universo fashion de alguma maneira, e continua influenciando. Cada mudança de corte, cada escolha de tecido, cada novo detalhe acrescentado nas peças carrega bastante significado e, por isso, se considera que a moda seja um reflexo de seu tempo. E a moda nupcial segue esse mesmo raciocínio. Os vestidos de noiva mudaram muito nos últimos anos, passando até a serem brancos a partir do século XIX, já que antes eram coloridos e em tonalidades escuras. O mesmo aconteceu com os acessórios, os sapatos de noivas ganharam mais glamour e protagonismo, e até a estética das mulheres mudou para os enlaces, o que fica claro ao vermos fotos de penteados para casamento ao longo das últimas décadas.

Muitos estilos e trajes se transformaram através dos anos, mas sempre com uma razão, e com os bolsos também foi assim. Pouco a pouco foram sendo acrescentados aos modelos de roupas, até chegarem aos vestidos confeccionados para aquelas que estavam prestes a subir no altar, acrescentando charme e dando comonidade às mulheres, que ganharam um compartimento a mais no caminho até "sim".

Um pouco de história

O bolso não faz parte das peças de roupas desde sempre. Os homens passaram a tê-los em seus trajes a partir do século XVII, já as mulheres tardaram um pouco mais. A razão é simples: antes apenas os homens tinham o direito a trabalharem fora, e necessitavam um espaço para o dinheiro e objetos pessoais. Em um primeiro momento os bolsos dos vestidos femininos não eram costurados diretamente nas peças, ficavam embaixo de todas as camadas de tecidos, o que dificultava bastante o seu acesso. A partir do século XVIII os estilistas foram adaptando a peça e deixando-os mais práticos. 

Desde o século XIX as mulheres começaram a exigir mais direitos e, claro, isso se refletia em suas vestimentas. Os vestidos passaram a ser costurados com bolsos nas saias, e isso é a representação, ainda que simbólica, de uma grande conquista feminina. Significava que elas também podiam decidir se queriam trabalhar ou não, e queriam um lugar para guardar o seu próprio dinheiro. Assim é possível entender que um vestido de noiva com bolso carrega mais significado que apenas um elemento a mais no tecido.

Elemento versátil

Não pense que o bolso só pode estar presente em vestidos mais glamourosos ou apenas de um certo estilo. A verdade é que o bolso é um elemento versátil, e os grandes estilistas o têm colocado em muitos tipos de trajes. O bolso se adapta a modelos de vestidos de noiva minimalistas, sem detalhes, a vestidos com muitas camadas, para mulheres que sempre sonharam com seu momento usando um vestido de noiva princesa, ou até para mais modernas, que investem em vestidos de noiva de renda com um ar bem boho-chic e mais fluido.

Mesmo os modelos mais justos podem ter um bolso, e isso não significa um volume a mais na saia. Marcas como Pronovias trabalharam com tecidos lisos e mais rígidos com bolsos, enquanto Aire Barcelona acrescentou esse detalhe em vestidos mais fluidos e com texturas, sem comprometer o corte, provando que esse elemento pode aparecer tanto em modelos rebuscados quanto lisos e de cortes mais ajustados ao corpo.

Fotos naturais e um lugar "secreto" para a noiva

Em um primeiro momento o bolso em um vestido para o dia do casamento pode parecer não ter muita utilidade, já que nas mãos da noiva estrão basicamente todos os objetos que precisa para a caminhada até o altar, como o seu buquê de flores do campo. Além disso, os cerimonialistas também estão ali para assegurarem de que a protagonista está cômoda, e também podem auxiliá-la com seus objetos. Mas e se a noiva quiser levar algo com significado emocional, mas que não quer que os convidados vejam? Uma pequena foto, um objeto religioso, uma lembrança de alguém que já não está aqui... as possibilidades são muitas, então um bolso também carrega simbolismo sentimental

Além disso, existe uma vantagem bem convincente para considerar um vestido com bolso: os ensaios fotográgicos feitos antes, durante e depois do casamento, que também podem ganhar mais naturalidade. Muitas mulheres ficam tímidas ao tirarem fotos, e ter um local para colocar as mãos, ainda que seja apenas em algumas imagens, pode dar a confiança que muitas precisam para fazerem poses lindíssimas durante a maratona de fotos do vestido de noiva que colocará no seu álbum!

Com ou sem esse acessório, os novos vestidos de noiva têm apresentado cortes e tecidos que agradam a noivas dos mais distintos estilos, e a maior conquista feminina é sempre essa: o poder de escolha. Ou seja, você pode escolher dizer o seu "sim" com um traje com ou sem bolso enquanto segura um buquê de flores bem personalizado, e seguirá belíssima. Seja ele um vestido de noiva simples ou cheio de glamour, o importante é que seja um modelo que reflita a sua essência por completo, e te deixe bem confortável.

Thaíza Nascimento

Thaíza Nascimento

Formada em Jornalismo e mestre em Jornalismo Literário. Mudei o meu código postal há algum tempo, de... Brasília para Barcelona, mas a dedicação às letras segue firme, é o meu trabalho e o que me dá prazer. Tenho uma leve fixação pela dança contemporânea, já trabalhei como assessora de imprensa e em redação de jornal, e agora sou redatora na revista Casamentos.com.br, um mundo que vai além do "Eu aceito", onde cada detalhe tem muito a ser explorado. Acredito que quase tudo pode ser resolvido depois de um bom café.

Ver mais

Pode te interessar

Comentários (3)

Edicassia
Edicassia Dia 28/08/2017 às 14:12
É cada idéia melhor que a outra 😍
Responder
Melissa
Melissa Dia 22/08/2017 às 22:04
Acho lindo, mas não combino comigo, infelizmente.
Responder
Jacque
Jacque Dia 22/08/2017 às 20:52

Adoro essa ideia e quero ter no meu!

Responder
Comentar

Mais sobre Moda nupcial

Artigos por temas

Ir para o topo da página