Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Brasileiros que se casam fora do país: trâmites que devem considerar

Se casar no exterior pode ser o sonho ou a necessidade de muitos brasileiros. E para que essa união seja reconhecida perante a lei, alguns cuidados são indispensáveis. Se program e estejam preparados para o que será exigido quando chegar a hora.

Oficina da Photo

Hoje em dia, com tantas facilidades para viajar e se conectar com pessoas de diferentes lugares, é normal que os casais acabem dizendo “ sim, eu aceito” longe de casa ou de sua terra natal. Seja porque optaram por destination wedding ou porque residem no exterior, muitos decidem que o local onde irão colocar as músicas de casamento e subir ao altar com o vestido de noiva e traje de noivo será longe das terras brasileiras, e isso requer muita organização e atenção para que possam realizar seu sonho.

Além de terem que enviar os convites de casamento com mais antecedência para seus amigos poderem se programar,  devem também se preocupar com as burocracias e as exigências legais que cada país pede. Ainda que cada lugar tenha suas regras específicas, elaboramos um pequeno guia para que possam começar a se organizar.

JR Schmitt Fotografia

Casando-se no consulado

Uma das formas mais simples para realizarem um casamento no exterior é trocando as frases curtas de amor e os votos no consulado. Aqui vocês não terão que se preocupar com as regras específicas do país, não terão que traduzir documentos, economizando tempo e dinheiro. Verifique se há um consulado brasileiro na cidade onde estarão e, se ambos forem brasileiros (os consulados apenas realizam casamentos entre nacionais), marquem o dia e lembrem-se que devem se apresentar com duas testemunhas. Depois disso, preparem a seguinte documentação:

  • Passaporte dos noivos e das duas testemunhas, todos os documentos acompanhados de cópias
  • Certidão de nascimento dos noivos
  • Certidao de estado civil
  • Comprovante de residência

Oficina da Photo

Documentos internacionais

Mas se o sonho de vocês é passar pela experiência de se casar com os costumes e estilos de uma outra cultura, com direito a uma decoração para festa de casamento bem típica do lugar onde está, devem entender os ritos burocráticos desse outro país, além de se prepararem para as exigências que serão feitas. Essa opção é bastante válida quando um dos noivos é residente ou nacional do país onde pretende casar, mas também pode ser a escolha quando os dois são estrangeiros morando lá ou apenas de passagem, quando optam por um destination wedding.

Via de regra, a maioria dos países pede a mesma documentação exigida pelo consulado, os passaportes, certidões de nascimento e de estado civil, mas neste caso os documentos terão que ser traduzidos por tradutores juramentados e licenciados para isso.  

Sharon Santos - Fotografia

Trâmites específicos para cada país

Ainda que o branco seja a cor mais popular para os modelos de vestido de noiva pelo mundo afora, é muito normal encontrar países onde a mulher sobe ao altar com outra cor de vestido. O mesmo acontece com a documentação para o casamento: ela pode variar (e muito) de país para país, principalmente quando a cultura e os costumes se distanciam muito dos costumes brasileiros, especialmente se o país em questão está em outro continente.

Quando decidirem o destino onde pretendem oficializar a união, é muito importante que entrem em contato com o consulado do país ou com a repartição responsável por este assunto, para se assegurarem de que, primeiro, vocês poderão se casar lá (alguns exigem residência e/ou prazo para apresentação de documentos e legalização do casamento) e também para saberem quais os documentos essenciais para que possam casar-se legalmente no local.

Pedro Vieira Fotojornalismo

Vocês devem estar preparados e cientes que, para poderem realizar o sonho da festa como sempre imaginaram, precisarão pesquisar muita inspiração para encontrar o bolo de casamento ideal, gastar horas e dias indo atrás das opções de lembrancinhas de casamento originais, e um pouco de dedicação para reunir toda a documentação necessária para oficializar o "sim, eu aceito" no destino escolhido. Mas quando chegar o grande dia, com a festa pronta, terão a certeza de que tudo isso valeu a pena.