Beleza e saúde

SOS acne: saiba evitá-las e como dissimular caso apareçam

Por casamentos.com.br, em 30/06/18
SOS acne: saiba evitá-las e como dissimular caso apareçam
4 Comentar

Quem nunca ouviu falar do grande medo dos noivos em acordar com uma espinha no rosto bem no dia do casamento? Mas sabendo as dicas certas vocês perderão o medo e saberão como agir caso esse pequeno empecilho apareça.

Muitos podem dizer que acordar com uma espinha na manhã do dia C é tão assustador quanto o pesadelo de deixarem o bolo de casamento cair na chegada da festa. Afinal de contas, foram meses se preparando para colocar o vestido de noiva e o traje do noivo e a última coisa que querem nessa hora é terem a autoestima abalada por uma espinha. Nesses casos, a melhor saída é a prevenção: tanto para evitar ser surpreendido com uma espinha, como também se prevenir para saber lidar com ela caso apareça minutos antes de começar a música de casamento para a sua entrada. Não entrem em pânico: sigam nossas dicas.

De 6 a 2 meses antes: hábitos saudáveis

Muitos casais, quando chegam à reta final do dia C, começam a fazer dietas e evitarem alguns alimentos com receio de que isso possa se refletir no corpo e na pele. Mas longe do que geralmente se acredita, existem muitos mitos com a alimentação. O fato de comer chocolate, por exemplo, não está necessariamente associado ao aumento das espinhas. Muitas vezes isso é um problema ligado às alterações hormonais, especialmente nas mulheres. 

Se já enviaram os modelos de convite de casamento é a hora de ter mais atenção ao que irá afetar a sua cutis. Os produtos de beleza para a pele também são bem-vindos nessa hora, mas é sempre bom cuidar de dentro para fora. A pele necessita mimos e rotina, por isso é recomendado que de 6 a 2 meses antes do casamento vocês busquem bons hábitos e que os mantenham:

1. Alimentação

As espinhas podem ter as suas raízes em alterações na rotina alimentar, então tentem acrescentar alimentos saudáveis do seu dia a dia, e tentem não voltar a substituí-los por comida industrializada. Se sabem da sua propensão à acne, se preparem com antecedência. O primeiro passo é seguir uma dieta balanceada com o objetivo de ver a pele longe de impurezas e com um aspecto bem saudável, para isso, tenha ao seu alcance:

2. Limpeza facial e hábitos saudáveis

De acordo com muitos especialistas em dermatologia, a acne está bastante associada a comportamentos de higiene, como não lavar o rosto; e com fatores mais emocionais, como distúrbios do sono, estresse físico ou mental, que juntamente com o aumento do nível de açúcar no sangue, produto de uma dieta pouco saudável, podem ativar o hormônio que leva a mudanças na pele. Por isso, todos os dias, depois de acordar e antes de dormir, lave a pele com um sabonete específico (de preferência indicado por um especialista) e passe um tônico adaptado ao seu tipo de derme.

 

As últimas 24 horas

Se a espinha aparecer um dia antes do dia em que irá vestir o seu modelo de vestido de noiva ligue para seu dermatologista e veja a possibilidade de tomar uma dose de cortisona emergencial. Apenas um profissional saberá te indicar quais podem ser os efeitos colaterais e, se no seu caso, fará o efeito desejado. Nunca se medique sem o acompanhamento de um médico que conheça o seu histórico de saúde. E ainda, se no seu caso esse medicamente não adiantar, quem sabe o dermatologista não possa te passar uma outra solução de emergência?

No dia do casamento o cenário pode ser mais dramático, mas nada que uma boa maquiagem não consiga dissimular.  Então nada entrar em pânico, apenas se assegure de que no kit de maquiagem estão corretivo, base e um pó compacto que tenham exatamente a sua tonalidade.

Busque sempre o seu médico

Muitos profissionais indicam produtos de enxofre para secar espinhas rapidamente. Por isso, se você acordou com essa surpresa, antes mesmo de começar a elaboração da maquiagem e modelo de penteado para casamento, aplique um dos produtos que contenha essa substância para que ajude no melhor resultado para poder esconder a espinha. Melhor se esse procedimento pode ser feito no seu dermatologista, para que ele possa fazer uma limpeza bactericida e garantir, além de um lindo visual, que sua saúde não seja afetada. A visita ao médico é imprescindível, já que apenas ele poderá drenar a área inflamada e diminuir o tamanho e vermelhidão do local.

E atenção: nunca esprema sozinho(a)!

Todos os profissionais dizem para não irritar ainda mais a área afetada pela espinha, porque o efeito pode ser reverso e acabar comprometendo o seu visual. Se a espinha for grande, deixe que ele trate de forma esterilizada e com os produtos corretos, sem correr o risco de um resultado indesejado. Nesse dia não arrisque seguir dicas de quem não é profissional.

Os imprevistos podem acontecer, mas não se deixem abalar por eles. Saibam lidar da melhor forma com qualquer que seja o problema que surgir e tenham certeza de que seu dia será perfeito. Desde o momento em que colocarem o sapato de noiva para dar início a festa, até o fim, quando seus convidados começarem a receber as lembrancinhas de casamento, tentem aproveitar cada momento sem se estressar com pequenos detalhes com fáceis soluções. Uma espinha não será importante quando comparada com o seu sorriso.  

Pode te interessar

Comentários (4)

S
Safire Dia 5/12/2018 às 18:26

Nossa incrivel, rsrs tenho prolema com isso

Responder
Amanda
Amanda Dia 7/08/2018 às 12:05

Gostei da dica do enxofre e do cortisona. Vou procurar saber com meu dermato.

Responder
Kellis
Kellis Dia 11/07/2018 às 14:22

Com certeza, tenho espinhas e sempre me incomodam e não quero que aparecem nesse dia

Responder
Raquel
Raquel Dia 3/07/2018 às 18:35
Ótimo conselho pois tenho sérios problemas com espinhas, sempre tive muitas vou procurar um profissional da área pra me ajudar. Obrigada.
Responder
Comentar

Mais sobre Beleza e saúde

Artigos por temas

Ir para o topo da página