Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

O noivo na organização do casamento: ele pode (e deve!) colaborar

Quando pensamos no casamento sempre imaginamos a noiva preocupada com tudo e tentando encontrar tempo para resolver os preparativos. Cada casal funciona de um jeito e a participação dele será imprescindível.

Amazing Fotografia

Cada vez mais papéis na sociedade já não são mais definidos apenas pelo gênero. Pouco a pouco vamos deixando para trás aquele conceito ultrapassado em que há tarefas apenas para homens e outras apenas para mulheres, e o mesmo acontece com os preparativos de casamento. Hoje existem muitos noivos que dividem as tarefas do grande evento igualmente, ou mesmo homens que se encarregam sozinhos pela escolha da decoração de casamento por se sentirem mais identificados com essa etapa, e não tem nada de errado com isso. Claro que a escolha do vestido de noiva será tarefa apenas da noiva, e o mesmo vale para a busca de elementos como o buquê de flores ideal, mas em praticamente todos os itens vocês podem dividir igualmente o trabalho, e existem muitas qualidades nisso.

A convivência muitas vezes mostra quem é mais organizado, quem sabe resolver problemas mais facilmente e ainda quem tem mais tempo. Com tanto trabalho, às vezes os papéis são invertidos e a organização fica por conta dos dois, o casal separa as funções e os dois juntos escolhem os detalhes.

Lovely Stories

Compartilhando responsabilidades

Conversem frequentemente entre vocês sobre as expectativas e preocupações com o grande dia. É muito mais fácil dividirem entre os dois esses temas que pode tirar o sono, do que seguir com um planejamento onde apenas uma pessoa sofre solitariamente com os preparativos. Afinal de contas, o dia C será para os dois. É muito fácil dizer que as noivas se descontrolam quando o evento finalmente se aproxima se apenas ela se preocupa com cada detalhe da decoração de casamento rústico, por exemplo.

Quando os medos e inseguranças são compartilhadas talvez esse estresse que estigmatizou as noivas durante tantos anos seja mais ameno. Além disso, quando vocês fazem os planos juntos estão menos propensos a entrar em conflitos um com o outro. Tanto o noivo quanto a noiva deve saber trocar e compartilhar. Dessa forma, planejar torna-se algo divertido e preparar o casamento deixa de ser chato e não fica com "cara de obrigação". É muito vantajoso para a vida a dois quando o casal sabe aproveitar essa fase para se conhecerem mais e aprender um com o outro.

Claudia e Victor Fotografias

Confiar nas escolhas do outro

Além de compartilharem medos, alegrias e tarefas e fazer com que os preparativos para o grande dia seja de responsabilidade dos dois, as noivas também devem retirar-se da linha de frente de todas as responsabilidade, e para isso é fundamental a confiança em seu noivo. De nada adianta querer que ele participe sem que confie nas escolhas que ele fizer para as lembrancinhas de casamento diferentes, ou nas sugestões que ele der para os modelos de convites de casamento. Você deve estar aberta às opiniões e decisões para encontrarem o ponto de equilíbrio em cada detalhe do grande dia. Além disso, confiando em seu parceiro para essas tarefas em comum, terá mais tempo para e dedicar-se àquelas que são apenas suas, como a escolha dos modelos de penteado de casamento, prova de maquiagem e vestido.

Curtam cada momento

O fato é que, depois do casamento, vocês dois vão ficar com saudade das noites mal dormidas e dias gastos para resolver os mínimos detalhes da festa. Acreditem, tudo passará muito rápido, por isso é bom curtir cada momento a dois. Essas lembranças não serão tão especiais se não forem compartilhadas por ambos. Eternizem esses momentos especiais com lembranças entre os dois para quando, passados anos, vocês ainda possam compartilhar as recordações, sem que apenas um se recorde dos preparativos, enquanto o outro não fazia parte da organização.

Singular Foto e Video

Nada melhor do que ter ao seu lado, especialmente na fase dos preparativos, aquela pessoa que você escolheu para compartilhar a vida. Afinal de contas, no convite de casamento estará o nome dos dois, então nada mais justo do que ambos participarem da organização. Quando o momento de cortar o bolo de casamento chegar, ele terá ainda mais significado por saberem que vocês dois fizeram as escolhas, até esse instante, juntos.