Antes do casamento

Licença após o casamento: tirem todas as suas dúvidas

Por Paloma Paulillo, em 09/01/19
Paloma Paulillo
Licença após o casamento: tirem todas as suas dúvidas
Indaiá Restaurante
59 Comentar

Sabia que, ao se casar, vocês têm direito a alguns dias de licença para aproveitar o primeiro momento de troca de estado civil? Se vocês são contratados(as) sob o regime da CLT, conheçam mais sobre esse benefício.

Muita gente não sabe que, depois de dançarem com os convidados todas as músicas de casamento e após o corte do bolo de casamento, os noivos podem guardar vestido de noiva e o traje de noivo sem se preocuparem em voltar ao trabalho logo no dia seguinte. 

Ainda que não tenham planejado uma viagem de lua de mel, pela lei os recém-casados possuem o direito a ter dias de licença. Mas para que possam usufruir desse descanso merecido, é preciso conhecer exatamente quais são os seus direitos, para garantir que voltem recuperados à rotina do trabalho, e que tudo seja de acordo com a lei, para não haver problemas.

RecBeck

O que a lei diz

De acordo com o artigo 473, II da CLT, qualquer profissional assalariado contratado sob as regras dessa lei tem direito a três (3) dias consecutivos de licença por haver se casado e, dessa maneira, depois do corte do bolo decorado para casamento, pode desfrutar de descanso com o fim da festa.

Já os servidores públicos possuem 8 dias de licença. E, ambos os casos, para que possam usufruir, avisem com antecedência ao departamento responsável da empresa, assim eles poderão organizar escalas e garantir que vocês possam se recuperar do trabalho que tiveram com toda a preparação e com o evento.

RecBeck

Acordos coletivos

Cada categoria de trabalhador possui o seu próprio sindicato, que garante direitos gerais e garantias específicas de acordo com funções desempenhadas. Hoje, com a reforma trabalhista, os acordos coletivos com sindicatos ganham ainda mais força. Por isso, vale a pena consultar com o sindicato da sua categoria se eles te asseguram um prazo maior para licença neste caso, podendo chegar a ser de 5 a 7 dias. 

Quando começa a ser contado?

Este é um ponto que gera grande dúvida naqueles que estão prestes a subir ao altar ao ouvir sua música para entrada de casamento, principalmente porque muitos noivos decidem realizar a festa nos fins de semana. O entendimento atual da Justiça do Trabalho é que a licença começa a ser contada no primeiro dia útil após a festa. Ou seja, caso se case no domingo, a licença começa a contar a partir de segunda feira, o primeiro dia útil após a festa.  

Ainda que casar-se ao sábado possa aumentar um pouco o valor total gasto na festa, às vezes vale a pena optar por um convite de casamento barato, aproveitar esse dia e ganhar o domingo para poder emendar com os dias de licença.

Alians Wedding

Como assegurar o seu direito

Para que, em um futuro, esses dias não sejam descontados de seu pagamento ou então dos dias que possui a título de férias, que não devem ser reduzidos com a licença de casamento, é preciso apresentar à empresa a certidão de casamento emitida pelo cartório responsável, onde constará data, nome dos noivos e conterá fé pública, ou seja um documento que terá todos os seus efeitos legais.

Férias VS Licença

Muita atenção, pois se vocês agendaram as férias logo após a festa, esses dias de licença se perdem e não se acumulam, contrário do que muitos poderiam pensar. Os dias de licenças quando coincidem com as férias, pela lei, acabam se perdendo, por isso, se querem emendar as férias, o mais recomendável é ter a data já certa do casamento para então solicitarem os dias após a licença, calculando quando devem iniciar.

Jorge Oliveira Fotografia

Se preparem com antecedência para que possam usufruir desse descanso. Afinal de contas, vocês se desdobraram para irem em busca das lembrancinhas de casamento ao mesmo tempo em que cumprem com todas as obrigações no trabalho! Depois de enviarem os convites de casamento pensem que, ainda que não pretendam sair em seguida para lua de mel, possuem dias de descanso garantidos!

Pode te interessar

Comentários (59)

Mythalle
Mythalle Dia 14/01/2019 às 11:00

Pena que tenho só 3 dias garantidos

Responder
Gabriele
Gabriele Dia 11/01/2019 às 19:40
Muito legal!!! Tirei minhas dúvidas
Responder
Amanda
Amanda Dia 10/01/2019 às 16:49
Amei, eu estava com algumas dúvidas e foram sanadas. ❤
Responder
Márcia
Márcia Dia 9/01/2019 às 14:23
Esse post, mega me ajudou 😊😊😊
Responder
Beatriz
Beatriz Dia 29/05/2017 às 17:28

Três dias é sacanagem!

Eu esterei de férias, meu noivo ainda vai ver se consegue

Responder
Izabela
Izabela Dia 29/10/2015 às 15:38

Essa informação é super importante, tem empresa que não sabe e também tem noivinhos que não sabem.

Responder
Andressa
Andressa Dia 3/08/2015 às 17:40

Acho que vou pedr minhas férias depois da licença também, dá para ter uma boa lua de mel!!

Responder
Thais
Thais Dia 25/07/2015 às 09:20

Apenas tres dias pena que nem minhas ferias posso tirar, pois é a epoca do ano que mais tem serviço na empresa que trabalhoi

Responder
Daniel
Daniel Dia 14/03/2015 às 23:41

Ainda nao sei como vou fazer!

Responder
Jennifer
Jennifer Dia 4/02/2015 às 20:02
Poxa, 3 dias é muito pouco :-/
Responder
Ver mais
Comentar

Mais sobre Antes do casamento

Artigos por temas

Ir para o topo da página