Antes do casamento

Como transformar o espaço da festa por meio da iluminação

Por casamentos.com.br, em 11/01/19
Como transformar o espaço da festa por meio da iluminação
Guto Correa

Ajudamos a encontrar o local ideal para o seu casamento 🥂

Solicite preços agora
1 Comentar

Ela pode ser o motivo do sucesso ou de um possível desastre da sua festa. Ainda que muitos nem a percebam, a iluminação ocupa um papel muito importante no seu casamento. Vejam as dicas que devem considerar antes de escolherem a sua.

A iluminação é desses itens da festa que podem tanto trazer benefícios – quando usada corretamente – como também pode ser prejudicial para a sua decoração de casamento – quando utilizada de forma errada. Não deixem que, depois de tanto trabalho para encontrar cada elemento da composição da identidade visual do enlace, desde as lembrancinhas de casamento aos detalhes que decoram o bolo de casamento, tudo vá por água abaixo por conta de um posicionamento mal pensado das luzes.

Façam questão de contar com profissionais com experiência, e usem a iluminação a seu favor, para conseguir o melhor resultado, evitando comprometer todo o visual do dia. Vejam algumas dicas essenciais para que o jogo de luzes seja impecável, criando e transformando espaços da celebração.

Damm Fotografia

Tenham cuidado com as velas

A iluminação com velas pode ser linda e romântica, mas sejam realistas na hora de saber quais os locais que merecem focos de luz e onde é viável usar esse tipo de luminária. Muitos profissionais pedem cuidado na hora de incluir a vela como parte da decoração para festa de casamento, isso porque ela pode comprometer as outras luzes e até causar risco aos que estarão presentes, já que se trata de fogo. Escolham com cuidado os recipientes e tenham a certeza de que não são inflamáveis.

Conversem com profissionais

Hoje em dia existem diferentes tipos de estilo de iluminação, um que colocará em destaque o estilo de decoração de casamento rústica, com tons mais leves amenos, e o outro que evidenciará melhor a decoração clássica, por exemplo, por isso vocês devem levar um vasto material de inspiração para aquele que será o responsável por este serviço na sua festa.

Contem qual o estilo querem para o dia C e criem juntos o tipo de iluminação correto para a festa. Além disso, marquem uma visita com este profissional no lugar onde vão realizar o casamento, assim ele poderá verificar a intensidade e o número de lâmpadas necessárias, dependendo do tamanho do local. Se existir algum espaço ou cantinho especial que vocês adoram e querem destacar, mostrem à equipe de profissionais também.

João Renato Gomes

Considerem a iluminação natural

Nesta mesma visita com os fornecedores que cuidarão dessa parte do enlace, não se esqueçam de considerar o horário em que querem fazer a cerimônia e a festa, principalmente nos espaços exteriores. Isso influenciará muito nos tipos de iluminação e na quantidade de energia gasta.

Muitas vezes vocês podem acabar se confundindo e pensando que, por realizar a festa de dia, não vão precisar de atenção em um determinados cantinhos, mas o sol ou a claridade do dia podem não chegar a determinados lugares e, independentemente do horário, será preciso acrescentar pontos de luz.

Leonardo Luz Fotografia e Filmes

Claridade

Antes de se aterem aos detalhes, pensem que, além de beleza, a iluminação também uma função de utilidade, e muito importante, além de trazer segurança aos seus convidados. Pense que ela não estará presente apenas para dar o destaque merecido para o local onde estarão os modelos de lembrancinhas de casamento, mas também para ajudar seus convidados a se orientarem pela festa e evitar acidentes em escadas, caminhos, etc. Vejam quais os locais que merecem uma maior atenção pensando nesses quesitos.

Focos de luz

Depois de definidos os locais onde será necessário uma iluminação maior por questões de segurança, é a hora de pensarem nos focos de luz. Eles darão destaques aos elementos da sua decoração que querem em evidência, sejam os arranjos de flores para casamento, os objetos originais que usaram para compor o espaço ou até o tapete que acompanha a mesa do bolo decorado para casamento. Definam onde eles irão e o que vai receber essa atenção.

Rubens Bogaz Fotografia e Arte

Cores

Definidos os focos, é a hora de escolher as cores das luzes que vão colocar em cada elemento. Cada tipo de lâmpada pode alterar as cores dos objetos decorativos ou das flores que desejam colocar. A iluminação vai impactar diretamente na sua paleta. Por isso, saibam qual o resultado delas em todos os elementos que terão foco. Confiram antes de tomar a decisão e peçam informações sobre os tipos de iluminação neutra que não alteram as cores dos lugares e que dão descanso aos olhos.

Intensidade

Não deixem também de considerar a intensidade da luz para cada espaço do enlace, elas mudam o clima do local completamente. Se buscam mais aconchego, esqueçam focos muito fortes e intensos de luz, busquem alternativas mais tênues e mornas. As cores quentes usadas com moderação podem trazer um ar tropical à festa. Prefiram focos de luzes mais fortes apenas para objetos específicos ou os deixem sempre virados para a parede, para que não fiquem em contato direto com os olhos dos convidados.

Cortinas de Luzes-Locações

Elas transformam qualquer ambiente e devem ser usadas com inteligência, de acordo com a experiência dos profissionais que os ajudarão com o tipo de iluminação que pretendem ter. Afinal de contas, de nada vai adiantar escolher com todo o cuidado as lembrancinhas de casamento que vão oferecer ou os detalhes do seu bolo decorado de casamento, se eles se ficarão apagados com o tipo de luzes que escolherem.

Ajudamos a encontrar o local ideal para o seu casamento 🥂

Solicite preços agora

Pode te interessar

Comentários (1)

Kate
Kate Dia 13/01/2019 às 12:38
Meu casamento vai será noite ao ar livre.... Quero muitas luzes
Responder
Comentar

Mais sobre Antes do casamento

Artigos por temas

Ir para o topo da página