Depois do casamento

Aprendendo a viver juntos

Por Paloma Paulillo, em 08/06/19
Paloma Paulillo
Aprendendo a viver juntos
Vitor Barboni Wedding Photographer
21 Comentar

Nem sempre os primeiros meses de casados são de fáceis adaptação, afinal de contas são inúmeras mudanças. Mas com algumas dicas fica mais fácil encarar esse momento com leveza e o principal sempre: muito amor.

O começo de uma relação é sempre perfeito e maravilhoso. Até os maiores defeitos do outro se tornam invisíveis, e o nosso par nos parece uma pessoa perfeita em todos os aspectos. E esse sentimento às vezes volta com força total durante a organização do dia C, Mesmo nos conflitos para a escolha das lembrancinhas de casamento ou para decir a melhor paleta para o décor acabam encontrando facilmente uma solução.

Mas o planejamento e a festa infelizmente não duram para sempre. Depois que o dia acaba e que tiram o traje e o vestido de noiva, a vida real começa e, com o passar dos meses, essa nova dinâmica de dividir o mesmo teto nem sempre é fácil. Podem acabar por ver situações de conflito que antes nem sabiam que existiam, apenas por estarem agora vivendo juntos. Então, como ultrapassar essa fase de adaptação da melhor maneira?

Compras para casa

Nem todo mundo gosta de ir ao mercado, mas sabemos que essa tarefa é essencial para o conforto de vocês e para a higiene da casa. Separem e delimitem um dia da semana ou uma vez a cada 15 dias para poderem ir juntos ao mercado, assim compram o necessário para limpeza e aqueles itens que os dois consomem, além do que cada um gosta. E nas outras ocasiões, podem revezar em quem fará a compra do que falta a cada semana, assim um pede ao outro o que comprar e ninguém fica sobrecarregado.

Tarefas domésticas

Muitas vezes essa é uma pauta de grandes discussões. É possível que já comecem a ter uma ideia de quem é o mais organizado para cumprir com as tarefas do casamento, aquele que sempre comparece nas reuniões, seja com fornecedores do bolo decorado para casamento, para cuidar do buffet ou saber mais detalhes do modelo de convite de casamento. Mas se alguém do casal mostrou menos habilidade para certos afazeres da organização, isso não pode seguir ocorrendo quando chegar a rotina do dia a dia da casa, onde o mais saudável é que as tarefas sejam bem divididas

Antes de um possível conflito começar, definam que ambos devem ajudar a manter a casa em boas condições sempre. Podem separar por mês quem fica responsável por cada cômodo da casa, ou definir segundo as suas afinidades, ficando com a limpeza e as tarefas com as quais têm mais facilidade, e assim os dois se ajudam simultaneamente.

Dividindo o armário

Se em muitos casos o seu armário já não era suficiente, já pode imaginar no que isso pode acarretar na hora de dividirem o mesmo espaço. Ambos precisam ceder para terem disponível no armário um um espaço proporcional ao seu volume de roupas e acessórios, mas a divisão deve ser justa. Se sabem que isso será um problema, considerem a compra de uma nova cômoda ou arara para que os dois possam estar confortáveis no novo lar. Claro que se um possui mais roupa que o outro pode ocupar um espaço maior, mas o que sobra, é suficiente?

A personalidade de cada um

Quando começam a decorar a nova casa podem encontrar mais conflitos do que na hora de escolherem a decoração para festa de casamento. É nesse momento que seu par aparece com aquela peça de arte de gosto bastante questionável e se vocês vêm em um impasse de como conseguir incluir todos os elementos nesse novo lugar que é dos dois. Lembrem-se de que será necessário ceder e com muita conversa. Deixem que tanto um como o outro possa colocar seus objetos na casa e deixar sua personalidade presente no espaço, só assim sentirão que é um lar e que realmente tem a sua essência, a essência do casal.

Laura Aidar - Fotografia

Nem sempre os primeiros meses de casados são um mar de rosas como muitos casais costumam relatar. É normal que, depois de dançarem juntos as mais românticas músicas de casamento e trocarem as declarações de amor no altar, encontrem certos conflitos quando começarem a dividir o mesmo espaço. O importante é saber lidar com todas as situações encontrando soluções plausíveis de forma saudável.

Pode te interessar

Comentários (21)

Beatriz
Beatriz Dia 26/10/2017 às 12:42

Adorei a dica. A convivencia a dois é dificil mas não sera impossivel.

Responder
Camila
Camila Dia 2/03/2017 às 14:17

Dicas muito boas,obrigadaaa

Responder
K
Kauana Dia 9/06/2015 às 15:44

Se tem uma coisa deliciosa é a vida de casado!! Estou casada a 1 ano e meio, e realmente é bem dificil, mas vale muito a pena, que até esquecemos do quão dificil é! Muita conversa, compreensão, amor e tudo se resolve. A unica coisa que não se pode em um casamento, é achar que tudo será um mar de rosas.. pois não será! Mas a felicidade é diaria ♥

Responder
Deise
Deise Dia 29/05/2015 às 13:25

Muito bom mesmo, Vamos fazer 1 ano de casados e a gente se da muito bem, é claro que as vezes tem alguma discordia, Mais é normal, e é claro não dispençamos o essencial em nossas vidas que é Deus !

Responder
Débora
Débora Dia 14/08/2014 às 11:46

É verdade, ótimos conselhos. A vida a dois não é fácil no começo, mas depois fica tão gostosa e vale muito à pena estar do lado de quem vc ama

Responder
Juliana
Juliana Dia 29/07/2014 às 12:03

Realmente a vida depois do casamento muda bastante, mas, o importante é a cumplicidade, amor e respeito.

As vezes tem as familias que querem dar palpites, mas, o importante é saber levar, não se afastar muito, mas, também não estar sempre juntos, como sempre falo, é melhor amar a distância e com poucos encontros do que ter muitos atritos por perto.

Eu e meu esposo conversamos bastante e dividimos as tarefas de casa também, além de no começo de casados ja adotar uma idéia que indico a todos, sempre antes de dormir conversamos um com o outro sobre nosso dia e principalmente se teve alguma coisa que não agradou um ao outro, para que possamos melhorar juntos e nos adaptarmos ainda mais um ao outro, é bom ouvir e falar, as vezes é um pouco demorado mudar certas atitudes que vem de criações diferentes, mas, com amor, conversa e respeito vamos conseguindo.

Também deixamos sempre papeis em um patinho no nosso quarto, aqueles de colocar bilhetinho na boca pendurados sabe, quase todos os dias tem bilhetes, romanticos, ou de agradecimentos ou ate msm de brincadeiras e pensamentos futuros, esses dias meu esposo desenhou um ap e na janelinha do quarto andar (nosso andar) desenhou uma seta eu ele e um ''futuro'' filho(a)...isso ajuda no dia a dia e não deixa cair na rotina...

A vida a dois não é facil, mas, é maravilhosa..

E claro, para que crê em Deus independente de religião, não podemos esquecer das orações, orar juntos a noite antes de dormir, além de nos aproximar de Deus, aproxima um ao outro também...

Espero que o casamento de todas nós seja muito abençoado,,,é sempre bom ler novas dicas!
bjinhus

Responder
Grazi
Grazi Dia 23/06/2014 às 15:44
É difícil, muito difícil, mas vale a pena...
Responder
Mirella
Mirella Dia 17/12/2013 às 16:50

Convivência ...............

Responder
Ana Paula Franco
Ana Paula Franco Dia 11/10/2013 às 10:08

Vale a pena!

Responder
Karoline
Karoline Dia 2/06/2013 às 18:26
Adorei as dicas...
Responder
Ver mais
Comentar

Mais sobre Depois do casamento

Artigos por temas

Ir para o topo da página