Antes do casamento

Tudo o que você precisa saber sobre a alteração do sobrenome

Por Paloma Paulillo, em 21/08/17
Paloma Paulillo
Tudo o que você precisa saber sobre a alteração do sobrenome
Rochelle Massinhan Fotografias
323 Comentar

Ato de carinho, uma tradição, costume, demonstrar a união de uma família… Os motivos que levam os noivos a alterarem o sobrenome com o casamento são diversos, mas é bom saber que esta decisão é opcional e de escolha dos noivos.

Rochelle Massinhan Fotografias

Antigamente as mulheres não tinham escolha. Obrigatoriamente, tinham que mudar seu nome, incluindo o sobrenome do noivo. Mas isso é passado, e ainda que não seja dos direitos mais importantes conquistados pelas mulheres, hoje a mudança do nome é algo opcional tanto para o homem como para a mulher. Muitas vezes os noivos se preocupam mais com a festa, decoração de casamento e com a escolha ideal do look e do vestido de noiva, e acabam se esquecendo dos temas práticos e burocráticos. Mas ainda que você opte por uma cerimônia original, cheia de simbolismo, para que o casamento seja válido, ele precisa estar de acordo com o que a lei diz. E se estava em dúvida, não só pelos modelos de lembrancinha de casamento, como também em adotar o sobrenome do seu parceiro, te ajudamos hoje com essa questão burocrática.

Significado

A origem e significado dessa tradição é a apresentação de noiva (ou noivo) à sociedade como parte da família que leva aquele sobrenome. Também levava o significado, antigamente, de que a noiva deixava de estar sob o status da família do pai, e que inicia sua família com o noivo, ambos com o mesmo sobrenome.

Hoje em dia, assim como as tendências de decoração de casamento 2017 que se reinventam, os motivos e significados de mudança do nome também são diferentes, sendo um ato de carinho e de demonstração de união entre o casal. Muitos decidem não alterar o nome, seja por manter sua individualidade, por questão de trabalho e reconhecimento no mercado ou simplesmente para evitar transtornos e burocracias, já que com a mudança é necessário atualizar documentos. A escolha entre aderir um novo nome ou não é toda sua, da mesma forma como optou pelo modelo de convite de casamento que mais te agradou, deve optar se levará agora o sobrenome do seu par em seus documentos.

Estúdio Casarte

Lei

No Brasil, a lei não obriga nem o homem nem a mulher a adicionar, modificar ou manter nomes com o casamento: a decisão fica inteiramente à critério dos dois. Depois de proferirem as frases curtas de amor no momento dos votos, e já tiverem decidido que irão aderir aos sobrenomes, será o momento de assinar a ata e a mudança será feita em cartório. Cada estado possui um procedimento específico para a mudança e taxas diferenciadas. É preciso ligar no cartório onde oficializará o casamento para saber quais as especificações do processo. O momento da mudança do nome é no casamento civil, em cartório. Para os noivos que querem fazer o procedimento após oficializado o casamento, é necessária ação de retificação de assento civil.

Alteração de documentos

Se você decidiu incluir o sobrenome do noivo(a), os documentos que devem ser atualizados são o RG, CPF, CNH, passaporte e título eleitoral. Não é necessário que todos sejam refeitos de uma vez, mas isso economizará tempo. Vistos com validade também exigem a atualização do nome de casado, quando este mude, já que o nome do passaporte e do visto devem ser o mesmo para que seja válido. Se este é um grande sonho, todo esse trabalho irá valer a pena, da mesma forma como se sentiu satisfeita quando encontrou o modelo de vestido de noiva ideal, depois de muita procura.

Já que esse detalhe depende da vontade de cada noivo, a adoção do sobrenome do parceiro acaba sendo um detalhe e demonstração de carinho que um ou outro faz. Não perca a cabeça com esse pequeno afazer e guarde sua energia para terminar a lista de convidados, enviar os convites de casamento e esperar o grande dia para calçar o tão esperado sapato de noiva.

Pode te interessar

Comentários (323)

Gabriela
Gabriela Dia 13/09/2018 às 11:42

Isso é uma coisa, que eu não faço questão .. afinal, não será o nome que me fará mais casada .. kk

Já conversei sobre isso com o meu noivo e ele concordou que não tem necessidade de colocar o nome dele

Responder
Gleice
Gleice Dia 10/09/2018 às 11:00

Dá muito trabalho rsrs...acho que vou ficar com meu nome de solteira mesmo.

Responder
C
Carol Dia 7/09/2018 às 14:38
Assim q é bom, tem ter liberdade pra deixar como achar melhor, isso não interfere em nada na relação.
Responder
Viviane
Viviane Dia 6/09/2018 às 22:37

Idem aqui comigo rsrs

Meus sobrenomes são europeus, e o dele é bem comum. Ficaria estranho o meu nome, acresecentando o dele. Então, ele vai usar o meu último (da família do meu pai) que é a família que deu minha cidadania italiana rsrs

Responder
C
Carol Dia 19/08/2018 às 02:35
Não amigo, hoje os cristãos podem até usar essa comparação como justificativa, mas a mulher levar o nome do marido sempre significou(msm antes de bíblia, entre ateus ou em outras religiões) que deixava de "pertencer" a família do pai e se tornava da família do marido. Simplesmente isso, nada de romantismo de dar uma parte de si msm e blablabla Ainda bem q mudou, o sobrenome do meu noivo é horrível e ele vai colocar o meu kkkkk
Responder
Marcos
Marcos Dia 16/08/2018 às 10:24

O Casamento foi instituido por Deus, é uma aliança, um dos simbolos da aliança é a troca de nomes, mas isso também aponta para os principios espirituais dos papeis do marido e da esposa, a palavra de Deus diz que o marido deve amar a esposa como Cristo amou a Igreja, e a esposa deve ser submissa e respeitar o seu marido, inserir o nome tem haver com esses principios, pois o marido entrega seu nome (parte de quem ele é, sua identidade), assim como Adão entregou parte de sí, para que Eva fosse criada, e Eva recebeu essa parte de Adão que é a sua origem, e como a biblia diz, "deixará pai e mãe e se unira a sua mulher e os dois serão uma só carne"

Creio que apesar de ser opcional, é uma maneira de demostrar unidade, e não individualidade.

Pr. Marcos

Responder
Larissa
Larissa Dia 6/08/2018 às 13:54

Boa tarde,

Me chamo Larissa e vou me casar em alguns meses e gostaria de mudar meu sobrenome, incluindo um dos nomes dele no final. O nome dele é DOuglas S. Grimas dos Santos e eu gostaria que ambos ficassem com o Grimas no final, assim ele teria que excluir o "dos Santos", é possível?

Responder
Danny
Danny Dia 30/07/2018 às 12:33

No meu caso somente vou acrescentar o sobrenome dele, ficará Danielle Cristine Baade Danna

Responder
Daniel
Daniel Dia 23/07/2018 às 17:13

Queremos mesclar nossos sobrenomes e fazer com que fiquem iguais (transposição da ordem). É possível?

Daniel Calegari + Tamaris Fontanella = Daniel Calegari Fontanella, Tamaris Calegari Fontanella

Se for só para acrescentar, os sobrenomes ficarão diferentes: Daniel Calegari Fontanella, Tamaris Fontanella Calegari.

Responder
Thaíza
Thaíza Dia 18/07/2018 às 13:20

Olá, Maria, desde Casamentos.com.br agradecemos o seu comentário. A autorização a esse trâmite pode variar de estado para estado. O ideal é que se certifique de todas as questões burocráticas diretamente no cartório da sua cidade.

Responder
Ver mais
Comentar

Mais sobre Antes do casamento

Artigos por temas

Ir para o topo da página