Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

A complexa mudança do "meu" para o "nosso"

É chegada a hora de compartilhar a vida. Um momento desejado desde que vocês se conheceram. Mas, na prática, como resolver pequenas diferenças sobre dinheiro, e as grandes e pequenas decisões?

FotoArteMania

Quando começam a preparar a festa pode parecer que o mais importante ao tomarem esse passo é saber combinar a decoração de casamento com a paleta de cores ou a escolha correta e surpreendente da lembrancinha de casamento. Mas, na verdade, o que mais importa vem depois de tocada a última música de casamento. Depois da festa é que a vida real de casados começa, e tudo se transforma, a individualidade do casal se modifica completamente e muitas coisas que eram conhecidas como as coisas de um, acabam se transformando em “nossas”.

A vida não é sobre questões materiais, é sobre compartilhar de verdade, estar presente e ao lado de quem se ama em momentos difíceis e também naqueles de felicidade. Espera-se isso dos amigos, dos pais e também da família que se forma com o(a) companheiro(a), mas saber fazer essa transição  pode não ser fácil, e é importante para a nova etapa.

Studio MD Photos

Delimitem o que irão compartilhar

Claro que quando se casam algumas coisas acabam se tornando de ambos automaticamente e sem que haja dúvidas. Mas às vezes, o que para um se integra neste conceito de "nosso" de forma automática, para o outro pode ser que não seja tão claro. Então é importante terem uma conversa e limitarem o que cada um pretende manter na sua individualidade. Expliquem os motivos que te levam a querer manter determinada coisa apenas para si, os seus cuidados, etc. Com certeza o seu par irá entender e respeitar a sua decisão.

As "nossas" tarefas

A mudança para o nosso não se restringe apenas a bens materiais. É importante entender que ambos possuem responsabilidades iguais com as tarefas domésticas e precisam se ajudar mutuamente. Na preparação da festa vocês podem ter encontrado suas funções automaticamente, quando um se incumbiu de procurar as inspirações para os modelos de convite de casamento e o outro foi em busca dos elementos para a decoração da festa de casamento, mas isso porque muitas dessas funções são prazerosas. Quando se fala de obrigações da casa, nem sempre assumir a sua parte vem de forma automática, então conversem e entendam que os dois devem colaborar, e dividam bem a rotina.

Alexandre Mereu Fotografia

Conheça a sua personalidade financeira e a de seu parceiro

Não são apenas os bens que possuíam antes do casamento que estão suscetíveis a ser dos dois, mas também os gastos. Por enquanto, pode ser que apenas conheçam o impacto financeiro dos gostos do seu par pela escolha do modelo de lembrancinha de casamento mais caro ou então por sua habilidade em cortar gastos quando se preocupa em encontrar um convite de casamento barato. Mas essa é apenas a ponta do iceberg e, principalmente se vocês não vivem juntos, sentirão o impacto se deixarem para conhecer a personalidade financeiro de cada um depois.

É importante saber como cada um de vocês lidam com o dinheiro, onde um faz questão de investir e onde deseja economizar para, então, determinar os gatos em comum que agora também se transformam em “nosso”.

A festa é apenas o ponta pé inicial dessa nova etapa da vida onde vocês irão caminhar lado a lado, e irão compartilhar os melhores momentos e também as fases difíceis. E para que ela seja tão prazerosa quanto a fase de escolher o vestido de noiva ou o traje de noivo, vocês devem se preparar para questões que podem causar polêmicas em um futuro. Estarem preparados para encarar o que der e vier juntos depois do corte do bolo do casamento e com o fim da festa é o que irá fazer com que o casamento de vocês seja eterno e feliz!