Os serviços para seu casamento

10 Perguntas fundamentais para o florista do seu casamento

Por casamentos.com.br, em 08/04/19
10 Perguntas fundamentais para o florista do seu casamento
Somnis Photo
5 Comentar

As flores serão grande parte da decoração e também fazem parte do visual das noivas. Vocês devem confiar no profissional responsável por esse item, que irá ajudar com a escolha e a montagem dos arranjos, e o melhor é solucionar as dúvidas que surjam.

Em um país com a diversidade natural que o Brasil possui, não é uma surpresa que os casais apostem nas flores como um dos principais itens da sua decoração de casamento. E, para conseguirem organizar uma festa impecável do jeito que imaginam, é necessário tratar com muitos fornecedores antes de tomar decisões sobre cada detalhe. Para contar com profissionais capazes de atender a tudo o que buscam é preciso saber investigar se estão à altura do que desejam.

Esse cuidado vale tanto para a equipe que encarregará do vestido de noiva quanto para os profissionais responsáveis pelo décor. No que diz respeito às flores do casamento, já tiraram suas dúvidas com o florista que pretendem contratar? Aqui seguem algumas perguntas que não podem deixar de fazer para esse profissional.

Jane Monteiro Fotografia

1. Qual é a sua experiência com festas de casamento?

Antes de entrar nas questões práticas, é importante saber se existe uma boa química entre vocês e a aquipe de profissionais, e o principal: se vocês confiam em seus serviços. Conversem com o responsável, perguntem sobre a sua experiência no ramo, em quantos casamentos já trabalhou e se tudo é feito de forma personalizada e próxima. 

2. Que porcentagem do orçamento deve ser dedicado às flores?

Se já começaram a colocar valores no seu sonho, provavelmente já descobriram que, normalmente, os valores são divididos em porcentagens para os diferentes itens que entram no orçamento, decoração, trajes, buffet etc. A decoração para festa de casamento exige uma certa porcentagem, e dentro dela existe a parcela que deve ser destinada às flores. Pergunte ao especialista qual a porcentagem que ele indica, dentro do valor inicial que vocês têm disponível.

Oxana Kellermann

3. Qual a quantidade de flores necessárias?

É comum levar os fornecedores no local do casamento para que eles possam calcular a quantidade de flores e o volume de arranjos que devem produzir. E depois que fizerem juntos essa visita, peçam uma estimativa da quantidade que ele acredita que será necessário investir neste quesito. Não se esqueçam de considerar todos os ambientes, inclusive se querem uma igreja decorada para casamento com arranjos de flores.

4. Quais são as flores da estação e suas "substitutas"?

Sabendo a quantidade necessária, é a hora de começar a escolher as espécies que podem comprar com o seu orçamento. E, para isso, é importante saber quais as opções da estação que podem apresentar os melhores preços. Ao invés de perder horas de pesquisa tentando encontrar qual tipo de flor é ideal para cada região do país dependendo da estação do dia C, o bom será ter um especialista para te orientar nessas inteligentes decisões.

E mais: muitas vezes os noivos se encontram em uma situação difícil, quando o que pretendiam não é compatível com o orçamento que possuem. Mas com profissionais como os floristas, fica mais fácil encontrar opções semelhantes e com preços reduzidos, existem muitas flores que podem se parecer e que variam consideravelmente de valores de uma para a outra.

Jussara Heloise Fotografia

5. Quando encomendá-las e comprá-las?

Muitas compras dessa festa exigem um timing perfeito. O modelo de vestido de noiva precisa de mais tempo para ser confeccionado com perfeição, mas se comprar as flores muito antes da festa, é provável que elas não aguentem com o mesmo aspecto que deveriam ter, e nem o frescor que devem manter durante toda a festa. Perguntem sobre as datas para fazer a encomenda e para receber as flores.

6. Onde comprá-las?

Uma das grandes vantagens de trabalhar com profissionais especializados é poder usar da ajuda de sua grande lista de fornecedores e experiência com vendedores. E claro que o florista vai saber onde estão as melhores lojas com os melhores preços, qualidade, condições de pagamento e entrega da matéria-prima e dos outros elementos necessários para criar os arranjos. Não deixem de perguntar onde e pedir sua ajuda para saber como encontrar tudo o que precisam para essa parte da decoração.

Vero Fotografia

7. Como armazenar as flores antes do dia C?

E mesmo que combinem com o profissional os praos exatos em que devem comprar as flores para que estejam perfeitas no dia, também devem saber como armazená-las, qual a temperatura ideal para cada uma e os cuidados específicos. Cada espécie exige uma atenção única e só um especialista saberá dar as respostas corretas.

8. Devemos nos preocupar com os aromas?

Muitos casais se esquecem de considerar que, além da beleza, muitas espécies podem espalhar um forte aroma no ambiente, e nem sempre é isso que se busca para um casamento, principalmente quando se misturam diferentes espécies. Lembrem-se de perguntar ao profissional se é possível neutralizar os aromas ou se é melhor escolher outras espécies mais neutras.

Somnis Photo

9. Quais serão os locais estratégicos para os arranjos?

Quando começarem a pensar na composição dos arranjos, é importante saber quais pontos da festa merecem arranjos de destaque e quais os locais onde não vale a pena investir para colocar mais flores. Isso porque nem sempre um lindo arranjo merece concorrer por atenção com o bolo decorado para casamento. Também é fundamental nesse caso saber jogar com folhagens que estarão presentes, mas que deixam o foco nos elementos principais, algo que ainda diminui os custos.

10. É possível conciliar as flores com a iluminação?

Quando usada de forma correta a iluminação pode transformar um ambiente. Mas quando não estão adequadas, as luzes também têm o poder de acabar com um décor perfeito, comprometendo todo o resultado dos outros elementos, como as flores que decoram o espaço. Isso porque se não há uma iluminação correta elas podem "desaparecer" em meio à festa, e com a escolha errada as cores podem mudar.

Vero Fotografia

A escolha dos fornecedores corretos é um dos grandes requisitos para o sucesso da sua festa. Será com eles que conseguirão encontrar o papel ideal para o convite de casamento ou aquele que irá saber orientá-los sobre qual a combinação perfeita para o buquê de flores do jeito que sempre sonhou. Estejam seguros com os profissionais que vão dar forma ao seu dia C e contem com eles para solucionar todas as suas dúvidas.

Pode te interessar

Comentários (5)

Jane
Jane Dia 18/04/2019 às 15:35
Ajudou bastante
Responder
Leticia
Leticia Dia 18/04/2019 às 10:21

Adorei.

Responder
Marisa
Marisa Dia 17/04/2019 às 18:28
Gostei boas dicas
Responder
Deise
Deise Dia 15/04/2019 às 17:28

Muito bom o artigo..

Ajuda na hora de escolher sobre decoração!

Responder
Marcele
Marcele Dia 11/04/2019 às 09:06
Adorei as dicas de perguntas!
Responder
Comentar

Mais sobre Os serviços para seu casamento

Artigos por temas

Ir para o topo da página