Antes do casamento

9 Coisas que você não deveria dizer às suas madrinhas

Por Paloma Paulillo, em 02/04/19
Paloma Paulillo
9 Coisas que você não deveria dizer às suas madrinhas
22 Comentar

Elas provavelmente são algumas de suas melhores amigas, e não é agora que você irá deixar que a relação seja abalada. Por isso, é importante vigiar certos comentários que podem passar pela sua cabeça, e que podem machucar seus sentimentos.

Tudo no começo pode parecer lindo, descomplicado e natural, e muitas vezes pode até ser. Mas com a pressão que chega com as decisões que exigem bastante dos noivos, desde as escolhas mais importante, como a decoração de casamento até coisas mais "simples", como selecionar as embalagens das lembrancinhas de casamento, alguns casais podem acabar perdendo um pouco a tranquilidade com que começaram os preparativos, e podem até acabar descontando o stress naqueles que estão mais próximos.

As madrinhas acompanham a protagonista em todas as etapas, e a carga de ansiedade da noiva muitas vezes pode sobrar para elas. Se as escolheu para esse importante posto é porque são importantes para vocês, então evite certos comentários indesejados, ainda que esteja no auge da pressão.

Paulo Miranda Photo & Cine

1. "Com esse vestido, nunca"

Muitas vezes, pensando em harmonizar o altar com a paleta da decoração para festa de casamento, as noivas definem um tom para a vestimenta das madrinhas. Mas é importante manter uma certa flexibilidade para que elas possam escolher os modelos de vestido de festa de acordo com os gostos pessoais. Tente não impor e nem vetar nenhuma opção, afinal de contas, são elas que usarão o modelo (e irão pagar por ele, na maioria das vezes). Dê a liberdade para que cada uma escolha aquele que mais lhe agrade, ou pelo menos esteja aberta ao diálogo.

2. "Já organizou minha despedida?"

É verdade que as madrinhas acabam organizando e se encarregando sozinhas de certos eventos que antecedem a festa. Mas nem por isso as noivas devem se ver no papel de cobrar a todo instante suas amigas. Lembrem-se de que elas não são seus fornecedores e nem estão sendo pagas para isso. As madrinhas se desdobram para poderem realizar as festas pré-casamento por carinho e amizade! Não as cobre, tenha confiança e deixe que elas façam em seu tempo e à sua maneira.

Victor Silverio Fotografia

3. "Não acha que precisa perder uns quilinhos?"

Quando o estresse domina, é possível que, em algum momento, você sinta que deve controlar todos os quesitos do dia, e se esquece de que existem questões em que não deve opinar e nem se envolver. E uma delas são as questões pessoais de seus convidados e suas madrinhas. Nunca, em hipótese alguma, deixe uma amiga sentindo-se mal sobre o seu corpo. Falar que devem emagracer ou engordar é algo feio mesmo fora do contexto de casamento, e deve ser uma preocupação apenas em casos de saúde. Tente deixar claro que isso nunca seria algo que você questionaria, e deixe-as à vontade para ocuparem esse papel, sem pressões indesejadas.

4. "Não tente chamar muita atenção"

Sim, a noiva é a protagonista do dia e isso com certeza está na sua cabeça quando escolhe o modelo de vestido de noiva. Mas é bastante indelicado pedir para que suas amigas não se destaquem como você, seja pelo visual ou pela atitude. Ao escolher as madrinhas, você deve levar em consideração o carinho que elas têm por você e, sendo assim, tirar o seu foco de atenção não será o objetivo de nenhuma delas. Além disso, comentários como esses mostram apenas um alto nível de insegurança, já que elas são suas melhores amigas e só querem te ver feliz.

Anne dal Ponte - Cerimonial & Eventos

5. "Presentes de madrinhas devem ser nessa faixa de preço"

Nenhum convidado deve se sentir obrigado a presentear os noivos, e, ainda que exista uma tradição entre os padrinhos e madrinhas de oferecer um presente, é bastente indelicado delimitar uma faixa de preço. Muitas pessoas não podem pagar algo muito caro, mesmo quando querem. Os presentes devem ter um significado além do valor, como os votos de felicidade, e cada madrinha deve se comprometer com um item que esteja dentro de sua situação financeira. Não exija mais do que suas amigas podem, isso pode comprometer suas economias e até o clima entre vocês. 

6. "Veja se pega o buquê, já está na hora de se casar!"

É preciso ter cuidado com um comentário como este, porque ainda que tenha um fundo de humor, pode se tornar desnecessário e indelicado. Nem todas as mulheres solteiras estão desesperadas para se casar. Pode ser que, diferente de você, sua amiga nunca teve o sonho de subir ao altar para dizer o “sim” e trocar os votos e as frases curtas de amor e se sente em uma situação bastante incômoda quando pressionada dessa forma. Ou pode ser que alguma delas esteja passando por um relacionamento difícil.  

Marcio Sheeny Phothography

7. "Já que te escolhi, também devo ser a sua madrinha"

Você, mais do que ninguém, sabe como essa escolha é delicada. Por isso, por mais que tenha vontade de participar dessa forma também do casamento de uma das suas madrinhas,não a coloque de forma forçada em uma situação como essa. A escolha da madrinha deve ser espontânea e sincera, sem pressões das amigas. Respeite o momento dela quando ele chegar.

8. "O seu discurso deve ser surpreendente"

Elaborar um discurso de casamento não é fácil, principalmente para aqueles que não se sentem muito confortáveis ao falar em público. A insegurança bate, as palavras fogem e o nervosismo pode aparecer. Tudo isso dobra de intensidade quando se percebe que a expectativa dos noivos é alta, e quando eles deixam claro como querem que seja esse momento. Ao invés de ajudar é bastante provável que atrapalhe sua amiga a formular as lindas palavras que pretende dizer.

Beatriz Bitencourt Fotografa

9. "É o meu dia, por isso eu posso falar"

É sempre importante lembrar que, ainda que seja o seu dia, você não pode dizer tudo aquilo que possa passar pela cabeça e que as “boas maneiras” te impediam. Ninguém deve ouvir mais do que deveria ou aguentar grosserias da noiva, ainda que a ansiedade do momento seja a justificativa. Não transforme sua trajetória até o altar em um filme de terror para aqueles que te acompanham, até porque, quanto o dia C terminar você só deve querer guardar as boas lembranças, e suas madrinhas fazem parte delas.

Com o envio dos convites de casamento é dada a largada para muitas funções e os estresses podem surgir, fazendo os noivos se comportarem de uma maneira pouco usual. Mas nem por isso devem se deixar levar pelas emoções e acabar magoando amigas que são tão especiais. Respire fundo e pense que é muito melhor aproveitarem esse momento juntas, curtindo cada prova do vestido de noiva e dos vestidos que elas vão usar, do que se desentendendo por situações que podem facilmente ser evitadas.

Pode te interessar

Comentários (22)

Daiane
Daiane Dia 20/05/2019 às 17:41

Concordo plenamente com todas as questoes!

Responder
Carolina
Carolina Dia 17/05/2019 às 20:35

Concordo com todas as dicas!!!

Responder
Patrícia
Patrícia Dia 5/05/2019 às 02:16
Muito bom 👏🏼🙏🏼
Responder
Ana Beatriz
Ana Beatriz Dia 4/05/2019 às 22:18
Muito legal
Responder
Lilian
Lilian Dia 2/05/2019 às 07:30
Concordo com tds os itens exceto o 1. Já vi madrinhas usando vestidos extremamente vulgares... completamente transparente com se fosse apenas um tule decotado ao extremo para ir a um casamento a igreja. Não curti...
Responder
Tayane
Tayane Dia 30/04/2019 às 12:24

Ajudou bastante!!

Responder
Mariana
Mariana Dia 30/04/2019 às 08:12

Perfeito!

Responder
Débora
Débora Dia 26/04/2019 às 14:38

Isso parece ser obvio saber que não é legal comentar, mas ainda tem tanta noiva que viaja e fala essas coisas!

Responder
Juliana
Juliana Dia 25/04/2019 às 14:11

Espero nunca cometer esses erros mesmo que sem ser por querer, as vezes por coisas pequenos machucamos as pessoas e nem percebemos.

Responder
Deise
Deise Dia 24/04/2019 às 09:56

Concordo.. essas coisas não se devem jamais falar..

Nunca nem pendei nessas coisas, ainda bem! hehehehe

Responder
Ver mais
Comentar

Mais sobre Antes do casamento

Artigos por temas

Ir para o topo da página